TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Hamas diz que Israel se recusa a fornecer mapas de retirada e continua dificultando acordo de cessar-fogo

    O Hamas afirmou que é possível chegar a um acordo de cessar-fogo e troca de prisioneiros, desde que Israel não faça novas exigências

    (Foto: Reuters)

    247 - A ocupação israelense está se recusando a fornecer um cronograma definitivo ou mapas para a retirada de suas tropas da Faixa de Gaza, disse o membro do bureau político do Hamas Basem Naim no domingo (29).

    Em declarações à RIA Novosti, Naim afirmou: "Desta vez, o inimigo [Israel] se recusa a fornecer mapas claros de retirada da Faixa de Gaza, ou seja, não quer consagrar onde e quando irá se retirar. Não está disposto a dar declarações claras e definitivas sobre o fim da guerra." 

    Na quarta-feira, o Hamas relatou que Israel havia introduzido "novas condições" relacionadas à retirada de tropas, um cessar-fogo e a troca de prisioneiros. Isto marca outro obstáculo nas negociações mediadas por intermediários no Cairo e Doha. 

    Em uma declaração separada, Naim esclareceu que a questão das armas mantidas por grupos de resistência palestinos não foi discutida durante as negociações de cessar-fogo em andamento. "Esta questão não está na mesa de negociações em relação à primeira fase do cessar-fogo. Nossa posição, tanto nessas negociações quanto em outras, é que o povo palestino, enquanto estiver sob ocupação, tem o direito de se livrar da ocupação e estabelecer seu próprio Estado. Eles têm o direito de resistir a esta ocupação por todos os meios legítimos, incluindo resistência armada", disse ele.

    O Hamas afirmou no início do mês a possibilidade de chegar a um cessar-fogo em Gaza e um acordo de troca de prisioneiros, desde que a ocupação israelense se abstenha de impor novas condições que possam prejudicar o acordo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados