Holanda autoriza Ucrânia a atacar Rússia com caças F-16
A única restrição é que a Ucrânia não deve atacar alvos civis na Rússia utilizando caças F-16
247 - A Holanda não impôs nenhuma restrição ao uso dos caças F-16 pela Ucrânia, inclusive sobre o território russo, afirmou o comandante das Forças Armadas holandesas, Onno Eichelsheim. As informações são da agência Sputnik.
"Não impusemos nenhuma restrição ao uso e alcance dos F-16s, desde que as leis de guerra sejam respeitadas", disse Eichelsheim à mídia holandesa ao falar sobre o uso dos caças por Kiev sobre o território russo.
Ele acrescentou que não tem objeções ao uso de armamentos holandeses pela Ucrânia para fins ofensivos. "A Ucrânia pode usar os recursos que fornecemos a seu próprio critério, desde que o direito humanitário de guerra seja observado", afirmou Eichelsheim, acrescentando que os Estados Unidos "parcialmente concordam" com isso.
No entanto, o ministro da Defesa holandês, Ruben Brekelmans, nesta quinta-feira, impôs uma condição. Segundo ele, a Ucrânia não deve atacar alvos civis na Rússia utilizando caças F-16.
"A Ucrânia claramente não pode fazer isso [atacar alvos civis]. Estabelecemos tais condições," disse Brekelmans à mídia holandesa. Ele confirmou que Kiev só pode usar os F-16 fornecidos contra alvos militares na Rússia.
Os países ocidentais aumentaram significativamente sua ajuda militar e financeira a Kiev desde o início da operação militar da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022. O Kremlin tem alertado contra o contínuo envio de armas para Kiev, afirmando que isso levará a uma escalada ainda maior do conflito. Autoridades russas também avisaram que qualquer carga contendo armas destinadas à Ucrânia se tornará um alvo legítimo para ataques russos.
REAÇÃO - A Rússia considera a declaração do comandante das Forças Armadas holandesas sobre a ausência de restrições ao uso de caças F-16 por Kiev "sujeita às leis de guerra" como uma confirmação dos padrões duplos do Ocidente, disse o embaixador russo na Holanda, Vladimir Tarabrin, à Sputnik nesta quinta-feira.
"É digno de nota que Eichelsheim estipule o uso dos F-16 'em conformidade com os costumes de guerra e o direito humanitário pela parte ucraniana.' Consideramos isso como mais uma confirmação dos notórios padrões duplos do Ocidente," disse Tarabrin.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: