Houthis atacam porta-aviões dos EUA e declaram ter frustrado plano americano
A operação alcançou seus objetivos com sucesso, disse o porta-voz militar do movimento do Iêmen
247 - O movimento Ansar Allah do Iêmen, também conhecido como os Houthis, atacou o porta-aviões USS Abraham Lincoln no Mar da Arábia e dois destróieres no Mar Vermelho com drones e mísseis balísticos, disse o porta-voz militar Houthi, Yahya Saria, nesta terça-feira (12).
"As forças de mísseis e UAV das Forças Armadas Iemenitas realizaram duas operações militares específicas. A primeira operação teve como alvo o porta-aviões americano (Abraham), localizado no Mar da Arábia, com vários mísseis de cruzeiro e drones enquanto o inimigo americano se preparava para realizar operações hostis contra nosso país. A operação alcançou seus objetivos com sucesso, levando a frustrar a operação que o inimigo americano estava preparando contra o nosso país," disse Saria no Telegram.
Na semana passada, o líder Houthi, Abdul Malik al-Houthi, afirmou que a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA não mudaria a política do movimento xiita de apoiar o povo na Faixa de Gaza e no Líbano contra Israel até que as hostilidades cessem, segundo informações da Sputnik.
Os Houthis, que controlam grande parte da costa do Mar Vermelho no Iêmen, declararam apoio à Palestina e manifestaram a intenção de atacar embarcações ligadas a Israel. O movimento afirmou que não interfere na liberdade de navegação na região e que não tem como alvo navios de outras nações. Em resposta aos ataques, os EUA, como parte de uma coalizão, iniciaram operações navais no Mar Vermelho e impuseram sanções a indivíduos e entidades supostamente vinculados ao movimento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: