HOME > Mundo

Houthis declaram nova fase da guerra com Israel, sem linhas vermelhas

O grupo do Iêmen defende que, enquanto Israel existir, não haverá paz na região

Desfile militar realizado pelos Houthis marca o aniversário de sua tomada de poder em Sanaa, Iêmen, 21 de setembro de 2023 (Foto: Houthi Media Office/Divulgação via Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O Iêmen está entrando em uma nova fase de conflito com Israel, onde não há "linhas vermelhas", e é hora dos árabes e muçulmanos se unirem nesta guerra, disse Ali Al-Qahoum, membro do bureau político do movimento xiita Ansar Allah (os Houthis), que governa no norte do Iêmen, à Sputnik.

"O Iêmen e seus líderes estão entrando em uma nova fase de conflito, novas alianças estão sendo criadas que não têm linhas vermelhas", disse Al-Qahoum.

"Enquanto Israel existir, não haverá paz, esta é uma batalha existencial. É hora de unir árabes e muçulmanos, usar suas oportunidades e ficar juntos nesta batalha para preservar a identidade do Islã e do arabismo diante dos desafios, perigos e projetos do Grande Satã representado pela América e Israel", acrescentou.

Na última quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse à Bloomberg que Israel estava pronto, se necessário, para atacar novamente áreas controladas pelos Houthis no Iêmen, mas preferia que a coalizão marítima internacional liderada pelos EUA desempenhasse um papel de liderança nesta questão.

Desde o início da atual escalada no Oriente Médio, os Houthis lançaram repetidamente drones e mísseis de vários tipos, que geralmente foram abatidos pelas defesas aéreas israelenses perto da cidade de Eilat, no Mar Vermelho.

No entanto, em 19 de julho, um dos drones caiu em um prédio residencial no centro de Tel Aviv, matando uma pessoa e ferindo outras oito. Na noite de 20 de julho, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que a Força Aérea atacou alvos militares dos Houthis perto do porto de Al Hudaydah, no oeste do Iêmen. Além disso, os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram quatro ataques aéreos no último domingo na província de Hudaydah.

A agência de notícias SABA, citando o ministério da saúde do governo Houthi, informou que pelo menos 80 pessoas ficaram feridas como resultado dos ataques aéreos israelenses em Al Hudaydah. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados