Imprensa internacional repercute Bolsonaro réu no STF
Primeira Turma da Corte decidiu, por unanimidade, tornar o ex-mandatário e mais sete pessoas réus por tentativa de golpe de Estado em 2022
247 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (26), tornar Jair Bolsonaro e mais sete pessoas réus por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A imprensa internacional repercutiu o caso. O americano The New York Times destacou que a decisão da Corte representa um "esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou de fato desmantelar a democracia do Brasil". O jornal também enfatizou que a investigação das autoridades revelou como o Brasil quase retornou a um regime de ditadura militar após décadas sendo uma democracia moderna.
"O esquema, de acordo com os promotores, também incluiu semear dúvidas infundadas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas do Brasil nos meses que antecederam a votação de 2022. Bolsonaro alegou que só poderia perder se a eleição fosse fraudada a favor de seu oponente”, afirmou.
Já o Wall Street Journal alertou que o julgamento do ex-mandatário brasileiro pode aprofundar as tensões políticas no Brasil. O mesmo veículo também enfatizou a ausência de comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou de autoridades do governo americano sobre possíveis maneiras de ajudar Bolsonaro.
O jornal britânico The Guardian, por sua vez, apontou que Bolsonaro tenta reverter a própria inelegibilidade para retornar como candidato nas eleições de 2026.
"A melhor chance de Bolsonaro de uma 'ressurreição política' está em ajudar a eleger um aliado de direita na eleição presidencial do ano que vem que concordasse em perdoá-lo após assumir o poder. Seu filho congressista, Eduardo Bolsonaro, e sua esposa, Michelle Bolsonaro, seriam possíveis candidatos”, escreveu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: