Inteligência artificial está atingindo mercado de trabalho como um "tsunami", diz chefe do FMI
É provável que a inteligência artificial afete 60% dos empregos nas economias avançadas
ZURIQUE (Reuters) - A inteligência artificial está atingindo o mercado de trabalho global "como um tsunami", disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, nesta segunda-feira.
É provável que a inteligência artificial afete 60% dos empregos nas economias avançadas e 40% dos empregos em todo o mundo nos próximos dois anos, disse Georgieva em um evento em Zurique.
"Temos muito pouco tempo para preparar as pessoas e as empresas para isso", disse ela no evento organizado pelo Instituto Suíço de Estudos Internacionais, associado à Universidade de Zurique.
"Ela pode trazer um tremendo aumento de produtividade se a administrarmos bem, mas também pode levar a mais desinformação e, é claro, mais desigualdade em nossa sociedade."
Georgieva disse que a economia mundial se tornou mais propensa a choques nos últimos anos, citando a pandemia global de Covid-19 em 2020, bem como a guerra na Ucrânia.
Apesar de esperar mais choques, especialmente devido à crise climática, ela disse que a economia mundial permaneceu notavelmente resiliente.
"Não estamos em uma recessão global", disse Georgieva, que foi alvo de protestos de manifestantes que pediam ações sobre as mudanças climáticas e o combate à dívida dos países em desenvolvimento.
"No ano passado havia temores de que a maioria das economias entraria em recessão, mas isso não aconteceu", disse ela. "A inflação que nos atingiu com uma força muito expressiva está em declínio, em quase todos os lugares."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: