Irã e Rússia assinarão pacto de cooperação estratégica
O documento valerá para todas as áreas da cooperação bilateral, incluindo energia, indústria, transportes, agricultura e campos de defesa e segurança
247 - O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, visitará a Rússia no próximo mês para assinar um importante e estratégico acordo de cooperação entre os dois países.
O embaixador do Irã na Rússia, Kazem Yalali, revelou a notícia nesta quinta-feira num encontro com estudantes iranianos em São Petersburgo, além de destacar que tanto a República Islâmica como a Federação Russa estão dispostas a assinar o pacto.
“O presidente [iraniano] viajará para a Rússia no dia 17 de janeiro e durante a viagem Pezeshkian e [o seu homólogo russo Vladimir] Putin assinarão o acordo de cooperação entre os dois países ”, disse o diplomata persa.
Em 2001, Teerã e Moscou assinaram um acordo de cooperação de longo prazo, oficialmente conhecido como Tratado sobre a Fundação das Relações Mútuas e dos Princípios de Cooperação. Inicialmente, o prazo era de 10 anos, mas foi prorrogado até 2026.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os laços amistosos com o Irã melhoraram significativa e dinamicamente nos últimos anos.
Agora, os dois aliados estão a tomar as providências finais para assinar o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, que poderá determinar os seus laços bilaterais em todos os domínios durante os próximos 20 anos.
O documento, segundo estimativas, será aplicado em todas as áreas da cooperação bilateral, incluindo energia, indústria, transportes, agricultura e campos de defesa e segurança.
Nas suas observações, o embaixador iraniano destacou a importância dos projetos econômicos, incluindo o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INSTC) e o projeto russo de transferência de gás para o Irã.
Yalali observou ainda que a presença de empresários iranianos e do setor privado na Rússia ajudará a impulsionar as relações económicas entre os dois países.
Entretanto, referiu-se às semelhanças culturais entre a República Islâmica e a Federação Russa e os seus laços em desenvolvimento.
O Irão e a Rússia, ambos alvos de embargos dos EUA, têm-se caracterizado por laços bilaterais melhorados, fomentados por uma visão comum sobre questões económicas, militares e nucleares pacíficas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: