Irã e Síria reforçam aliança contra escalada terrorista no Oriente Médio
Os chefes de Estado da Síria e do Irã, Bashar Al-Assad e Masoud Pezeshkian, falaram por telefone na segunda-feira (2)
247 - O Presidente sírio, Bashar al-Assad, e o seu homólogo iraniano, Masoud Pezeshkian, mantiveram nesta segunda-feira (2), uma conversa telefônica na qual reafirmaram o compromisso com a cooperação face à recente ofensiva terrorista na Síria, informa a Telesur.
Na troca de opiniões, ambos os líderes acusaram os Estados Unidos e Israel de tentarem fragmentar a região e redesenhar os seus mapas para beneficiar os seus próprios interesses.
“A escalada terrorista procura dividir a Síria e minar a sua independência. Faz parte de um plano mais amplo concebido pelos Estados Unidos e pelo regime sionista para alterar a estabilidade da nossa região”, disse al-Assad, que agradeceu ao Irã pelo apoio contínuo em momentos críticos para seu país.
Por seu lado, Pezeshkian sublinhou a importância da unidade regional face às ameaças externas: “Preservar a soberania da Síria é fundamental para garantir a estabilidade do Oriente Médio. “O Irã está pronto a fornecer toda a assistência necessária para derrotar o terrorismo e frustrar as conspirações sionistas.”
O diálogo entre os dirigentes coincidiu com a chegada a Damasco do Ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abás Araqchi, chefiando uma delegação diplomática. Durante a sua visita, Araqchi destacou o “firme apoio” de Teerã ao governo sírio e condenou a recente ofensiva terrorista liderada por grupos extremistas como Hayat Tahrir al-Sham (HTS). Segundo o diplomata iraniano, estes ataques fazem parte de um esforço coordenado para desestabilizar a região e servir os interesses do regime israelense.
“O inimigo usa grupos terroristas como ferramentas para semear insegurança e discórdia. “A Síria, como no passado, conseguirá superar estas conspirações com a força do seu povo e do seu Exército”, declarou Araqchi antes de iniciar reuniões com as autoridades sírias.
Pezeshkian destacou também a importância da coesão entre os países islâmicos para combater a propagação do terrorismo. Durante uma conversa com o primeiro-ministro iraquiano, Muhamad Shia al-Sudani, o presidente iraniano enfatizou que estes ataques não ameaçam apenas a Síria, mas também a estabilidade regional.
“Os movimentos recentes procuram minar a unidade da nossa região. Somente trabalhando juntos poderemos frustrar os objetivos sionistas e garantir a segurança das nossas nações”, disse Pezeshkian.
Por seu lado, al-Sudani reiterou o compromisso do Iraque na luta contra o terrorismo e a necessidade de uma maior colaboração regional para restaurar a estabilidade na Síria.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: