Israel criou empresa de fachada para vender pagers ao Hezbollah
Pagers começaram a ser enviados para o Líbano em 2022, mas o volume aumentou quando o líder do Hezbollah proibiu que integrantes do grupo usassem celulares
(Sputnik) – Israel criou uma empresa de fachada para fabricar pagers explosivos que foram enviados ao Líbano, informou o The New York Times, citando três oficiais de inteligência.
De acordo com os oficiais, a empresa BAC Consulting Kft. parecia ser uma empresa baseada na Hungria que tinha um contrato para fabricar os dispositivos em nome da empresa taiwanesa Gold Apollo, mas, na verdade, era parte de uma empresa de fachada israelense.
Pelo menos mais duas empresas de fachada foram criadas para mascarar as verdadeiras identidades das pessoas que produziram os pagers — oficiais de inteligência israelenses.
Ao mesmo tempo, a BAC Consulting Kft. tinha clientes comuns, para os quais produzia pagers sem explosivos, informou o jornal.
Os pagers explosivos começaram a ser enviados ao Líbano no verão de 2022, mas a produção foi intensificada após o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, condenar o uso de telefones celulares por questões de segurança.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: