TV 247 logo
    HOME > Mundo

    'Israel quer empurrar o Irã para a guerra', diz chanceler turco

    "A postura de Israel como atacante força Teerã a tomar medidas para se defender", disse Hakan Fidan

    Chanceler turco Hakan Fidan em Sofia (Foto: REUTERS/Stoyan Nenov)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247- O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, manifestou preocupação com a crescente tensão entre Israel e Irã, afirmando que o governo israelense está tentando arrastar Teerã para um conflito armado.

    “Netanyahu regularmente abre novas frentes na região e tenta arrastar o Irã para a guerra. Israel está ameaçando atacar as instalações nucleares e de combustível do Irã. A postura de Israel como atacante força Teerã a tomar medidas para se defender”, disse Fidan Durante uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, de acordo com a agência Sputnik .

    O alerta de Fidan se dá em um contexto de escalada militar na região. Recentemente, o jornal The Washington Post reportou que Netanyahu informou ao governo dos Estados Unidos, presidido por Joe Biden, sobre sua disposição para atacar as instalações militares do Irã, com exceção das instalações petrolíferas e nucleares. Essa informação intensifica as preocupações sobre as intenções israelenses na região e as possíveis consequências de um ataque.

    A tensão atingiu um novo pico em 1º de outubro, quando o Irã lançou um massivo ataque de mísseis contra Israel, que classificou como um ato de autodefesa. Segundo informações do exército israelense, aproximadamente 180 mísseis balísticos foram disparados, sendo a maioria interceptada pelas defesas aéreas israelenses. Em resposta, Israel prometeu retaliar no momento e na forma que considerar apropriada.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados