Israel realiza intensos ataques no subúrbio de Beirute e destino do chefe do Hezbollah é incerto
Uma alta autoridade israelense disse que os principais comandantes do Hezbollah foram os alvos dos ataques
Reuters - Israel lançou ataques aéreos nos subúrbios ao sul de Beirute e outras áreas do Líbano no sábado, um dia após realizar um ataque maciço à sede do Hezbollah que parecia ter como objetivo assassinar seu líder, Sayyed Hassan Nasrallah.
O destino de Nasrallah permanece incerto, com o Hezbollah ainda não tendo emitido nenhuma declaração oficial sobre seu status.
Jornalistas da Reuters ouviram mais de 20 ataques aéreos em Beirute antes do amanhecer no sábado (28) e mais depois do nascer do sol. Fumaça podia ser vista subindo sobre os subúrbios ao sul da cidade, controlados pelo Hezbollah, conhecidos como Dahiyeh.
Milhares de pessoas fugiram da área desde o ataque de sexta-feira, reunindo-se em praças, parques e calçadas no centro de Beirute e áreas costeiras.
"Eles querem destruir Dahiyeh, eles querem destruir todos nós", disse Sari, um homem na faixa dos 30 anos que deu apenas seu primeiro nome, referindo-se ao subúrbio do qual ele havia fugido após uma ordem de evacuação israelense. Perto dali, os recém-desalojados na Praça dos Mártires de Beirute rolaram esteiras no chão para tentar dormir.
O exército israelense disse que um míssil disparado contra o centro de Israel no sábado atingiu uma área aberta. Mais cedo, o exército disse que cerca de 10 projéteis cruzaram do Líbano para o território israelense e que alguns foram interceptados.
O exército israelense também disse que estava atacando alvos do Hezbollah no Vale do Bekaa, uma região do leste do Líbano, na fronteira com a Síria, que foi atacada na semana passada.
As cinco horas de ataques contínuos de Israel em Beirute no início do sábado seguiram o ataque de sexta-feira, de longe o mais poderoso de Israel na cidade durante o conflito com o Hezbollah, que ocorre paralelamente à guerra de Gaza há quase um ano.
A escalada aumentou drasticamente os temores de que o conflito possa sair do controle, potencialmente atraindo o Irã, o principal apoiador do Hezbollah, bem como os Estados Unidos.
Não houve confirmação imediata do destino de Nasrallah após os ataques pesados de sexta-feira, mas uma fonte próxima ao Hezbollah disse à Reuters que ele não estava disponível para contato.
Israel não disse se tentou atingir Nasrallah, mas uma alta autoridade israelense disse que os principais comandantes do Hezbollah foram os alvos.
Mais cedo, uma fonte próxima ao Hezbollah disse à Reuters que Nasrallah estava vivo. A agência de notícias Tasnim do Irã também informou que ele estava seguro. Um alto funcionário da segurança iraniana disse à Reuters que Teerã estava verificando seu status.
O exército israelense disse em um comunicado que matou o comandante da unidade de mísseis do Hezbollah, Muhammad Ali Ismail, e seu vice, Hossein Ahmed Ismail.
Os ataques de Israel no Líbano se ampliaram para novas áreas esta semana. No sábado, um ataque aéreo atingiu a cidade montanhosa libanesa de Bhamdoun, a sudeste de Beirute, disse o legislador libanês da área Mark Daou à Reuters.
O prefeito de Bhamdoun, Walid Khayrallah, disse à Reuters que o ataque atingiu um grande terreno baldio e não causou vítimas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: