Justiça espanhola arquiva denúncia de racismo contra torcedores do Barcelona no caso Vini Jr.
Ministério Público espanhol alega falta de provas para identificar ofensas contra o jogador brasileiro durante clássico de 2023
247 - O Ministério Público da Espanha decidiu arquivar o processo contra torcedores do Barcelona acusados de cometer insultos racistas contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, em outubro de 2023. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pela Rádio Itatiaia.
Segundo o despacho do Ministério Público, a Promotoria de Crimes de Ódio concluiu que os elementos reunidos durante a investigação não foram suficientes para comprovar a intenção de humilhação ou incitação ao ódio racial por parte dos torcedores identificados. “O material apresentado não fornece condições de esclarecer exatamente as expressões usadas pelos torcedores investigados”, afirmou a Promotoria.
O processo incluiu a análise de imagens captadas no estádio, solicitadas pela polícia local, além de depoimentos de testemunhas e do próprio Vini Jr., que prestou esclarecimentos em janeiro de 2025. Ainda assim, a Justiça descartou a possibilidade de enquadrar os cânticos e gestos como crime de racismo.
Apesar do arquivamento da esfera penal, o caso foi encaminhado ao Gabinete para a Igualdade de Tratamento e Não Discriminação da Espanha, que poderá analisar a abertura de um processo disciplinar administrativo contra os autores das ofensas, caso sejam identificados.
O episódio foi mais um entre diversos casos de racismo enfrentados por Vinícius Júnior desde sua chegada ao futebol espanhol. O jogador se tornou símbolo da luta contra o racismo no esporte, mobilizando entidades como a FIFA, a La Liga e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na ocasião do episódio arquivado, o Real Madrid venceu o Barcelona de virada no clássico disputado na Catalunha e seguiu firme rumo ao título da temporada 2023/24 do Campeonato Espanhol.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: