HOME > Mundo

Kamala Harris pressiona Netanyahu a aliviar o sofrimento em Gaza

"Não podemos nos permitir ficar insensíveis ao sofrimento, e eu não vou me calar", disse Kamala Harris a Netanyahu

Benjamin Netanyahu e Kamala Harris (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, pressionou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na quinta-feira (25) a ajudar a alcançar um acordo de cessar-fogo em Gaza que alivie o sofrimento dos civis palestinos.  Ela adotou um tom mais duro do que o presidente Joe Biden.

"É hora de esta guerra acabar", disse Harris em uma declaração televisionada após ter conversas cara a cara com Netanyahu.

Harris, a provável candidata presidencial democrata após Biden desistir da corrida eleitoral no domingo, não mediu palavras sobre a crise humanitária que aflige Gaza após nove meses de guerra entre Israel e militantes do Hamas.

"Não podemos nos permitir ficar insensíveis ao sofrimento, e eu não vou me calar", disse ela.

As declarações de Harris foram afiadas e sérias em tom e levantaram a questão de se ela seria mais agressiva em lidar com Netanyahu se eleita presidente em 5 de novembro. No entanto, analistas não esperam uma mudança significativa na política dos EUA em relação a Israel, o aliado mais próximo de Washington no Oriente Médio.

O conflito em Gaza dividiu o Partido Democrata e provocou meses de protestos em eventos de Biden. Uma queda no apoio entre os árabes americanos pode prejudicar as chances dos democratas em Michigan, um dos poucos estados que provavelmente decidirão a eleição de 5 de novembro.

Em um aceno a essas preocupações, Harris instou os americanos a ajudar a "encorajar esforços para entender a complexidade, a nuance e a história da região".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados