Khamenei desafia Israel e afirma que "o Hamas está vivo" após morte de Yahya Sinwar
Resposta do líder supremo do Irã intensifica tensões após Israel divulgar foto do corpo de Yahya Sinwar, líder do Hamas, no sul de Gaza
247 - O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, lançou neste sábado (19) uma forte resposta ao governo israelense após a distribuição de panfletos no sul da Faixa de Gaza. O material, jogado por aviões sobre a região de Khan Younis, continha uma imagem do corpo do líder do Hamas, Yahya Sinwar, morto por forças israelenses esta semana. A mensagem nos folhetos, escrita em árabe, trazia o aviso de que "o Hamas não governará mais Gaza" e oferecia uma suposta rendição: "Quem largar as armas e entregar os reféns poderá sair e viver em paz".
A reação de Khamenei foi rápida e categórica. "O Hamas está vivo e continuará vivo", escreveu o líder supremo em uma postagem no X (antigo Twitter), desafiando o conteúdo dos panfletos e reafirmando o apoio do Irã ao grupo que controla a Faixa de Gaza. A morte de Yahya Sinwar, que foi um dos principais comandantes do Hamas, é vista como um duro golpe para a organização, mas a resposta de Khamenei reflete o posicionamento inabalável de Teerã em meio ao crescente conflito entre Israel e grupos palestinos.
Enquanto a guerra continua a devastar Gaza, os números revelam o preço humanitário da escalada militar. Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, aproximadamente 43 mil palestinos morreram e mais de 99 mil pessoas ficaram feridas desde o início dos intensos bombardeios israelenses em outubro do ano passado. A situação crítica se agrava, com a crescente perda de vidas e o impacto em milhões de civis que enfrentam o horror diário do conflito.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: