Lavrov diz que Rússia responderá firmemente às ameaças de mísseis dos EUA
Chanceler russo diz que seu país está preparado para qualquer cenário
247 - A Rússia responderá na forma de contramedidas técnico-militares se Washington criar novas ameaças de mísseis para a Rússia, disse neste domingo (29) o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, informa a agência Pfrensa Latina.
“Estamos preparados para qualquer cenário. Se surgirem novas ameaças de mísseis, os oponentes receberão uma rejeição decisiva na forma de contramedidas técnico-militares. Ao mesmo tempo, serão tidas em conta medidas hipotéticas para criar condições aceitáveis para um diálogo igualitário”, disse o chanceler russo.
Lavrov também observou que a Rússia está apenas interessada em “um trabalho abrangente para reduzir a possibilidade de conflito, com ênfase na eliminação das causas profundas das discrepâncias fundamentais no domínio da segurança”.
Em primeiro lugar, diz respeito à expansão a longo prazo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para leste. Foi isto que causou em grande parte a crise ucraniana e continua a representar uma ameaça à segurança da Rússia, enfatizou.
O alto diplomata também não descartou a possibilidade de o seu país debater o controle de armas com os Estados Unidos, mas “apenas como parte de uma agenda mais ampla”.
Ao mesmo tempo, Lavrov especificou que não existem atualmente condições para um diálogo estratégico com Washington sobre o controle de armas devido à posição extremamente anti-Rússia das atuais autoridades dos EUA.
Até que os americanos abandonem o seu atual rumo anti-Rússia, não conduziremos quaisquer negociações com eles sobre o controle de armas, observou Lavrov.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: