Líder da esquerda francesa pede a Macron que inicie processo de formação de governo
Até o momento, nem Macron nem a coligação que venceu as eleições legislativas fizeram progresso na nomeação consensual de um candidato para o cargo de primeiro-ministro
247 – O líder do partido de esquerda França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, pediu nesta quarta-feira (10) ao presidente francês Emmanuel Macron que inicie o processo de formação de um governo e consulte a coligação da esquerda sobre questões relacionadas à França na Otan.
"Somos influenciados pelo fato de o homem que dissolveu a Assembleia Nacional não esta chamando ninguém para formar um governo. É quarta-feira, há três dias que conhecemos o resultado das eleições", afirmou Mélenchon. “Não há nenhum sinal de que haja qualquer intenção de dar início a uma resposta à situação".
Nas eleições legislativas, a coligação de esquerda Nova Frente Popular obteve 182 cadeiras, superando a aliança centrista do presidente, que acumulou 168 lugares. O partido de extrema-direita União Nacional (RN) conquistou 143 assentos.
Mélenchon também destacou que a coligação vencedora das eleições deve conseguir nomear um primeiro-ministro, embora reconheça que "é melhor que haja acordo sobre o nome".
Até o momento, nem Macron nem a Nova Frente Popular fiveram avanços na nomeação consensual de um candidato para o cargo de primeiro-ministro da França. (Com informações de CNN).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: