Líder da oposição síria defende transição de 18 meses antes das eleições
Hadi Al-Bahra diz que o país deve redigir uma constituição em até seis meses, sendo o primeiro passo um referendo para decidir o sistema de governo
Reuters - A Síria deve passar por um período de transição de 18 meses para estabelecer "um ambiente seguro, neutro e tranquilo" para a realização de eleições livres, declarou Hadi Al-Bahra, líder da principal oposição síria no exterior, à agência Reuters no domingo.
Al-Bahra, presidente da Coalizão Nacional Síria, afirmou que o país deveria redigir uma constituição em um prazo de seis meses, sendo o primeiro processo eleitoral um referendo popular.
"A constituição dirá se teremos um sistema parlamentar, presidencial ou misto. Com base nisso, faremos a eleição e o povo escolherá seu líder", explicou Al-Bahra durante o Fórum de Doha, no Catar.
Ele acrescentou que a oposição pediu aos funcionários públicos que continuem comparecendo ao trabalho até que a transição de poder seja concluída.
Garantiu também que eles não sofrerão represálias.
"Foi como um efeito dominó. Ficou claro que (Assad) decidiu sair. Senti alívio, mas também um pouco de tristeza. Ele deveria ser responsabilizado por todos os crimes que cometeu", declarou Al-Bahra.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: