TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Líder dos terroristas na Síria diz que seu objetivo é derrubar Bashar al-Assad

    Abu Mohammad al-Jolani tenta se passar por um líder revolucionário moderado, ocultando suas ligações terroristas

    Abu Mohammad al-Jolani (Foto: Reprodução/Vídeo/CNN)

    247 - O chefe do grupo terrorista sírio Hayat Tahrir al-Sham (HTS), Abu Mohammad al-Jolani, que lidera uma ofensiva contra o governo de Bashar al-Assad, afirmou que o objetivo dos militantes é capturar a capital Damasco e derrubar o presidente. 

    “Quando falamos de objetivos, o objetivo da revolução continua a ser a derrubada deste regime. É nosso direito usar todos os meios disponíveis para atingir esse objetivo”, disse Jolani em entrevista à CNN

    Ele também fez críticas ao Irã e à Rússia: “As sementes da derrota do regime sempre estiveram dentro dele… os iranianos tentaram reanimar o regime, ganhando tempo, e mais tarde os russos também tentaram apoiá-lo. Mas a verdade permanece: este regime está morto". 

    Al-Jolani tenta se passar por um líder revolucionário moderado, ocultando suas ligações terroristas. Nesse sentido, ele disse que passou por episódios de transformação ao longo dos anos. “Uma pessoa na casa dos vinte anos terá uma personalidade diferente de alguém na casa dos trinta ou quarenta, e certamente de alguém na casa dos cinquenta. Esta é a natureza humana". 

    O grupo terrorista HTS e vários outros grupos armados lançaram uma operação em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib em direção às cidades de Aleppo e Hama. Um dia depois, Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, ficou sob o controle completo dos militantes pela primeira vez desde o início do conflito no país, em 2011.

    O comando do exército sírio anunciou em 1º de dezembro que o avanço dos terroristas na região de Hama havia sido interrompido e que as tropas governamentais haviam lançado uma contraofensiva, retomando o controle de vários assentamentos anteriormente capturados pelos militantes. No entanto, em 5 de dezembro, o Ministério da Defesa da Síria informou que as forças armadas sírias se retiraram da cidade de Hama após intensas batalhas com os militantes. 

    No início desta sexta-feira (6), uma emissora turca publicou um vídeo mostrando fumaça perto do centro de Damasco e relatos de uma suposta explosão perto do quartel-general das forças armadas sírias. 

    Mais de 280.000 pessoas fugiram de suas casas devido à crise no noroeste da Síria, informou o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU. (Com informações da Sputnik). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados