TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Lindbergh Farias pede revisão de contratos do governo com a Starlink

      Deputado do PT alerta para riscos à soberania e pede que presidente Lula reavalie acordos com empresa de Elon Musk

      Lindbergh Farias (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o governo federal revise, ainda em 2025, os contratos de serviços e cooperação firmados com a Starlink. A proposta consta em indicação oficial enviada ao Palácio do Planalto e foi revelada em documento da Câmara dos Deputados​

      A justificativa apresentada por Lindbergh se baseia no risco à soberania nacional diante da crescente dependência de empresas estrangeiras para o fornecimento de internet e infraestrutura digital. O parlamentar também criticou o comportamento político do dono da Starlink, Elon Musk, hoje braço-direito de Donald Trump em seu segundo governo.

      “A atuação político-ideológica e arbitrária de seu CEO apresenta um risco para a soberania nacional brasileira”, diz o documento. O texto menciona ainda exemplos internacionais, como a suspensão de negociações da Starlink por parte do governo da Itália e o rompimento de parcerias promovido pelo empresário mexicano Carlos Slim, o que teria gerado perdas bilionárias à empresa de Musk.

      Lindbergh propõe que o Estado brasileiro invista em ecossistemas digitais nacionais e use seu poder de compra para reduzir a dependência de empresas como a Starlink, reforçando a segurança cibernética e a autonomia tecnológica do país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados