TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lindbergh: “Trump venceu nos EUA; extrema direita sai fortalecida no mundo e na América Latina"

    "O momento nos exige coragem e ousadia para mudar a vida do povo de forma consistente", ressaltou

    Lindbergh Farias (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - “Trump venceu nos EUA. A extrema direita sai fortalecida no mundo e na América Latina. Derrotá-los passa por defender a democracia como instrumento de superação das nossas gritantes desigualdades. Não faremos isso sem enfrentar o programa neoliberal que quer retirar direitos dos mais pobres. O momento nos exige coragem e ousadia para mudar a vida do povo de forma consistente!”, disse o deputado federal Lindbergh Farias no X, nesta quarta-feira (6).


    Saiba mais - Quatro anos após tentar se manter no poder sob alegações infundadas de fraude eleitoral e impulsionado por um movimento que culminou na invasão do Capitólio, Donald John Trump, 78, foi eleito presidente dos Estados Unidos, tornando-se o candidato mais velho a assumir o cargo. Segundo a Folha de S. Paulo, Trump foi declarado oficialmente vencedor na manhã desta quarta-feira (6), ao alcançar 276 votos no Colégio Eleitoral. Essa marca, além de assegurar seu retorno à Casa Branca, representou uma guinada à direita na política americana.

    “Um mandato sem precedentes” foi como Trump definiu o resultado da eleição em seu pronunciamento durante a madrugada, na Flórida, enquanto observava a contagem de votos. Em uma virada expressiva, ele também conquistou o voto popular, com 68 milhões de votos, ultrapassando os 62,9 milhões obtidos pela vice-presidente Kamala Harris, que concorreu pelo Partido Democrata. Este feito marcou a primeira vez que um republicano conquista a maioria do voto popular desde a eleição de George W. Bush, em 2004.

    Em um cenário de alta polarização, Trump ampliou sua base entre eleitores negros e latinos, resultado de uma estratégia que visou atrair jovens homens desses grupos demográficos, especialmente na Flórida, onde, pela primeira vez, o condado de Miami-Dade voltou-se para os republicanos. Até mesmo em Nova York, tradicional reduto democrata, o republicano demonstrou um avanço em relação às últimas eleições. O retorno de Trump ao cenário político foi ainda fortalecido pela recuperação do controle do Senado pelos republicanos, que garantiram 51 das 100 cadeiras, um golpe adicional ao Partido Democrata.

    Sua vitória representa uma reviravolta histórica, especialmente após o episódio do ataque ao Capitólio em 2021, quando apoiadores, incitados por Trump, tentaram impedir a ratificação da vitória de Joe Biden. Além disso, o ex-presidente enfrentou processos judiciais sem precedentes, incluindo condenações por acusações criminais, algo nunca visto na história dos EUA. Mesmo com tais controvérsias, a resiliência política de Trump o coloca ao lado de Grover Cleveland, único presidente americano a governar em dois mandatos não consecutivos (1885-1889 e 1893-1897). Trump será lembrado, assim, como o 45º e também o 47º presidente dos Estados Unidos.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados