Lula e primeiro-ministro do Vietnã elevam parceria ao nível "estratégico"
Presidente Lula defende ampliar o comércio com o Vietnã
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou satisfação em receber, neste domingo (17), o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, no Rio de Janeiro-RJ, após a visita oficial do líder vietnamita ao Brasil de 23 a 25 de setembro de 2023 — a primeira realizada por um primeiro-ministro do Vietnã. Após o encontro, as relações foram elevadas ao nível de parceria estratégica.
"Com base nas conquistas conjuntas e reconhecendo os benefícios mútuos de uma visão estratégica para as relações Brasil-Vietnã, ambos os líderes concordaram em elevar as relações bilaterais ao nível de Parceria Estratégica. Também instruíram seus Ministros de Relações Exteriores a negociar os termos de referência da Parceria Estratégica, a serem concluídos proximamente", diz a declaração conjunta divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Durante o encontro, o primeiro-ministro disse que apoia, junto com o Brasil, a reforma da ONU. Pham Minh Chinh também declarou seu apoio ao Brasil para membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Lula convidou o Vietnã a se unir à Cúpula do G20 como convidado, e exaltou a trajetória positiva do comércio bilateral.
"Nós falamos do grande aumento de comércio entre nossos países nos últimos anos e ações para ampliarmos ainda mais nossas relações", disse Lula em postagem na plataforma social X.
País que tem um comércio em ascensão com o Brasil, que tem crescido mais de 16% ao ano, o Vietnã vive nos últimos anos forte crescimento econômico.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: