Presidentes de Cuba e do Vietnã lideram ato de solidariedade entre ambas as nações
Os dois países socialistas também emitiram um comunicado conjunto
247 - O ato de solidariedade Cuba-Vietnã, realizado nesta sexta-feira (27), foi presidido pelo primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e pelo primeiro-secretário do Partido Comunista e presidente da República Socialista do Vietname, To Lam, informa o site Cubadebate.
O chefe de Estado cubano destacou que continuar juntos na construção do socialismo é uma motivação que se renova com a visita do seu homólogo vietnamita.
Segundo a Prensa Latina, os dois países emitiram uma Declaração Conjunta sobre o fortalecimento da solidariedade tradicional, da amizade especial e da cooperação abrangente no novo período de suas relações.
O documento de 18 pontos refere-se à visita de Estado a Cuba do secretário-geral do Partido Comunista (PCV) e presidente do Vietnã, To Lam, de 25 a 27 de setembro de 2024, acompanhado por uma delegação de alto nível da organização política.
No texto, o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) e presidente, Miguel Díaz-Canel, reiterou as condolências do povo cubano, do partido e do governo pela morte do ex-secretário-geral do PCV, Nguyen PhuTrong.
Manifestou também profundo pesar e permanente solidariedade para com a população vietnamita pelos danos humanos e materiais causados pela recente passagem do devastador tufão Yagi.
As partes valorizaram muito os resultados da visita de Estado de To Lam à ilha, a primeira que realizou na sua dupla qualidade de líder máximo do partido e de Estado do Vietnã, que permitiu que a relação bilateral fosse levada a uma nova fase de desenvolvimento substantivo. e sustentável.
O Vietnã também transmitiu calorosas felicitações pelo 65º aniversário da Revolução Cubana e reafirmou a sua solidariedade e apoio permanente para a superação das dificuldades e desafios vividos pelo povo cubano.
Os principais líderes de ambos os países concordaram em continuar a cooperação estreita nas esferas da defesa e da segurança nacional e das relações externas, comprometendo-se ao mesmo tempo a trabalhar em conjunto para promover e aprofundar a cooperação bilateral econômica, comercial e de investimento.
Acordaram também em promover o intercâmbio sistemático de delegações, especialmente de alto nível, sublinhando que a relação entre os dois partidos comunistas constitui a pedra angular das relações bilaterais e desempenha o papel de orientação estratégica das mesmas.
Nesse sentido, concordaram na importância de promover o intercâmbio teórico e a partilha de experiências na construção do socialismo e no fortalecimento do Partido.
Anunciaram que 2025 será o “Ano da Amizade Vietnã-Cuba” e concordaram em coordenar a organização de atividades práticas para comemorar o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, em 2 de dezembro de 1960.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: