TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Mais de 85% das escolas em Gaza foram danificadas por ataques de Israel desde 7 de outubro

    Pelo menos 72,5% das escolas em Gaza precisarão de reconstrução completa ou reparos importantes

    Resultado de ataque israelense em Rafah (Foto: Reuters/Hatem Khaled)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik - Imagens de satélite mostraram que cerca de 85,8% das escolas na Faixa de Gaza foram danificadas desde 7 de outubro de 2023, incluindo quase 29% das escolas administradas pelas Nações Unidas, afirmou o Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) em comunicado à imprensa.

    "No contexto das hostilidades em curso na Faixa de Gaza, o Cluster de Educação, em colaboração com a UNOSAT [o Centro de Satélites da ONU], divulgou um relatório abrangente detalhando o impacto devastador do conflito na infraestrutura educacional ... 85,8% das escolas sofreram algum nível de dano, incluindo Acertos diretos, Danificados e Provavelmente danificados", diz o comunicado.

    O instituto da ONU acrescentou que pelo menos 72,5% das escolas em Gaza precisarão de reconstrução completa ou reparos importantes e que quase 29% das escolas danificadas são administradas pela ONU sob a jurisdição da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

    O comunicado também afirmou que 65,3% dos prédios escolares usados por pessoas deslocadas internamente como abrigos sofreram acertos diretos ou danos.

    "O relatório lança luz sobre a revelação angustiante de que as escolas estão sendo utilizadas para fins militares pelas Forças de Segurança de Israel (ISF), incluindo centros de detenção, interrogatório e bases militares. O Cluster de Educação pede uma ação urgente para proteger as instituições educacionais e defender os direitos das crianças de acessarem uma educação segura e de qualidade, conforme garantido pelo direito internacional", disse o comunicado, acrescentando que o relatório "destaca a necessidade crítica de um cessar-fogo imediato e soluções sustentáveis para reconstruir a infraestrutura educacional de Gaza e salvaguardar o futuro de suas crianças."

    O instituto acrescentou que a avaliação de campo era impossível devido a "motivos de segurança e limitações de acesso aumentadas".

    Em 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel e violou a fronteira, atacando bairros civis e bases militares. Quase 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 outras foram sequestradas durante o ataque. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 34.500 pessoas foram mortas até agora por ataques israelenses na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais. Mais de 100 reféns ainda estão sob custódia do Hamas em Gaza.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados