Mauro Vieira conversa com representante dos EUA em meio ao "tarifaço" de Trump
“Foram abordados temas da agenda comercial, como tarifas ao aço e alumínio, dando continuidade aos contatos das últimas semanas”, informou o Itamaraty
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone nesta quarta-feira (2) com o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em meio à escalada de tensões provocada pelo novo pacote tarifário que será anunciado pelo governo Donald Trump.
Segundo o Itamaraty, “foram abordados temas da agenda comercial bilateral, como tarifas ao aço e alumínio, e o anúncio da imposição de tarifas recíprocas pelo governo norte-americano, dando continuidade aos contatos em nível técnico já realizados sobre o tema nas últimas semanas”. A troca entre os dois países ocorre em um momento de crescente preocupação internacional sobre os impactos das novas medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos.
O “Dia da Libertação” e o impacto global das tarifas - A medida que será anunciada pelo presidente norte-americano nesta quarta-feira marca uma guinada na política comercial dos EUA. Em cerimônia no Rose Garden da Casa Branca, Trump vai anunciar um conjunto de novas tarifas a vários parceiros comerciais, incluindo o Brasil. Os detalhes ainda estão sob sigilo.
De acordo com Trump, as medidas são uma tentativa de “corrigir décadas de injustiça comercial” e assegurar “uma chance justa para os trabalhadores americanos no mercado global”.
Brasil busca preservar sua competitividade - A interlocução do governo brasileiro com os Estados Unidos visa mitigar os danos que podem ser causados ao setor industrial, especialmente nos segmentos de aço e alumínio, já afetados em medidas anteriores da gestão Trump. O Brasil, que figura entre os maiores exportadores desses produtos para os EUA, teme perdas significativas, sobretudo em um contexto de desaceleração econômica global.
A conversa entre Mauro Vieira e Jamieson Greer dá sequência a tratativas técnicas conduzidas nas últimas semanas por equipes diplomáticas e comerciais dos dois países. Fontes do Itamaraty indicam que o Brasil pretende adotar uma postura firme, mas conciliatória, diante das novas medidas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: