HOME > Mundo

Medvedev diz que política externa mudou e avisa: Ocidente pode ser alvo de armas russas

Putin afirmou na quarta-feira que o país tem o direito de fornecer armas às nações que se opõem ao Ocidente

Dmitry Medvedev (Foto: Sputnik/Valentin Yegorshin/Pool via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O Vice-Presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, nesta quinta-feira (6), chamou as palavras do presidente russo Vladimir Putin sobre o envio de armas para outras regiões e países de "uma mudança significativa na política externa da Rússia".

Na quarta-feira, Putin disse que a Rússia tinha o direito de fornecer armas àqueles países que se opõem ao Ocidente e dos quais são realizados ataques às instalações daqueles países que fornecem armas a Kiev.

"Em outras palavras, para aqueles poderes que estão em conflito com os Estados Unidos e os membros da OTAN. Esta é uma mudança significativa em nossa política externa", escreveu o político no Telegram e no X.

Os países para os quais as armas poderiam ser enviadas não são especificados de propósito, disse Medvedev, acrescentando que poderiam ser qualquer um que se opusesse aos Estados Unidos, independentemente de sua ideologia política ou reconhecimento internacional.

O Kremlin tem avisado consistentemente contra as contínuas entregas de armas a Kiev desde o início da operação militar da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022, dizendo que isso levaria a uma maior escalada do conflito. Em abril de 2022, a Rússia enviou uma nota diplomática a todos os países da OTAN sobre a questão do fornecimento de armas à Ucrânia. O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, advertiu que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornaria um alvo legítimo para ataques russos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados