Mikheil Kavelashvili assume presidência da Geórgia após oposição contestar eleições
Ex-presidente Salome Zourabichvili se recusa a deixar o cargo e denuncia fraude nas eleições
247 - Mikheil Kavelashvili tomou posse oficialmente como presidente da Geórgia neste domingo (29), durante uma cerimônia realizada no parlamento do país, informa a Sputnik. A posse, porém, foi marcada por protestos organizados por apoiadores da oposição, que criticam a legitimidade da eleição que resultou na vitória do candidato do partido governista Sonho Georgiano. Kavelashvili fez o juramento solene, e o evento contou com a execução do hino nacional da Geórgia.
A eleição presidencial ocorreu em 14 de dezembro, com Kavelashvili recebendo 224 dos 300 votos possíveis, conforme anunciado pela Comissão Eleitoral Central. A cerimônia de posse contou com a presença dos parlamentares que votaram em Kavelashvili, membros do governo, autoridades da Comissão Eleitoral Central e juízes das Cortes Constitucional e Suprema, mas não houve a presença de embaixadores estrangeiros no evento.
A presidente cessante, Salome Zourabichvili, que deveria desocupar o palácio presidencial após a posse de Kavelashvili, se recusou a deixar o cargo. Ela alegou que as eleições foram fraudulentas e declarou o parlamento como ilegítimo, afirmando que iria lutar por novas eleições parlamentares. Zourabichvili também declarou que, embora deixasse o palácio presidencial, seguiria “com o povo” e que não reconhecia a posse de Kavelashvili como legítima.
A tensão política em torno da transição de poder aumentou quando o primeiro-ministro Irakli Kobakhidze, em 22 de dezembro, alertou que Zourabichvili poderia ser responsabilizada judicialmente caso não desocupasse a residência presidencial em Tbilisi. A ex-presidente, por sua vez, anunciou que, apesar de deixar o palácio, permaneceria firme em sua posição e que participaria de um protesto no dia 31 de dezembro, celebrando o Ano Novo ao lado dos manifestantes na Avenida Rustaveli.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: