Multidão protesta na Romênia em defesa dos resultados eleitorais
No primeiro turno, o candidato independente Calin Georgescu venceu, mas o pleito foi cancelado após alegações de suposta interferência russa
247 - Dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela capital da Romênia, Bucareste, no domingo (12) para protestar contra a decisão do Tribunal Constitucional, no mês passado, de anular a eleição presidencial.
Eles exigiram a realização da votação e a renúncia imediata do presidente cessante, Klaus Iohannis, informou a agência Deutsche Welle.
"Exigimos o retorno à democracia por meio da retomada das eleições, começando pelo segundo turno", declarou George Simion, da Aliança pela Unidade dos Romenos.
A coalizão no poder na Romênia anunciou no dia 8 de janeiro que a eleição presidencial será realizada em 4 de maio, com o segundo turno previsto para 18 de maio, se necessário. Nesta semana, o governo emitirá um decreto com o calendário eleitoral.
A Romênia realizou uma eleição presidencial em novembro de 2024. No primeiro turno, o candidato independente Calin Georgescu venceu com 22,94% dos votos. A líder do partido União Salve a Romênia, Elena Lasconi, que defende a parceria com os países ocidentais, ficou em segundo lugar com 19,18%. O segundo turno da eleição estava programado para 8 de dezembro.
No entanto, em 6 de dezembro, o Tribunal Constitucional decidiu anular os resultados do primeiro turno, abrindo caminho para uma nova eleição. O tribunal citou informações desclassificadas, alegando uma interferência "híbrida" da Rússia, que negou envolvimento e classificou as acusações como "ridículas". Um novo gabinete pró-Ocidente e liderado pelo primeiro-ministro, Marcel Ciolacu, do Partido Social Democrata, foi empossado em 23 de dezembro.
Tanto Georgescu quanto Lasconi criticaram a decisão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: