Musk diz esperar por 'zero tarifas' entre os EUA e a Europa
Bilionário conselheiro de Trump também afirmou esperar maior liberdade de circulação de pessoas entre os dois continentes
Reuters - O bilionário da tecnologia Elon Musk afirmou neste sábado (5) que espera ver, no futuro, uma liberdade total de comércio entre os Estados Unidos e a Europa. A declaração foi feita poucos dias após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar a imposição de tarifas a parceiros comerciais.
Musk, que atua como conselheiro de Trump e tem trabalhado para eliminar gastos públicos considerados excessivos nos EUA, participou por videoconferência de um congresso do partido direitista Liga, que governa em coalizão na Itália, realizado em Florença.
“Ao fim do dia, espero que se chegue a um consenso de que tanto a Europa quanto os Estados Unidos devem caminhar, idealmente, na minha visão, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, declarou Musk.
Segundo os planos anunciados por Trump na quarta-feira (2), a Itália — que possui um superávit comercial expressivo com os Estados Unidos — será alvo de uma tarifa geral de 20%, assim como os demais países da União Europeia.
Entrevistado pelo líder da Liga, Matteo Salvini, Musk — que já manifestou apoio a partidos de direita em diversos países europeus — afirmou também esperar maior liberdade de circulação de pessoas entre os dois continentes.
“Se as pessoas desejam trabalhar na Europa ou desejam trabalhar na América do Norte, elas deveriam poder fazê-lo, na minha opinião”, disse Musk, acrescentando que essa “tem sido certamente a minha recomendação ao presidente”.
Musk mantém laços próximos com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e com seu partido Irmãos da Itália (Fratelli d’Italia), além de já ter manifestado apoio à Liga de Salvini. Ambos os grupos defendem uma agenda de direita radical, centrada em leis mais rígidas, redução de impostos e combate à imigração irregular.
Mais cedo neste sábado, o ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti — membro da Liga — afirmou que o governo busca uma “desescalada” nas tensões com os EUA após o anúncio das tarifas por Trump, e alertou contra a adoção de tarifas retaliatórias.
No mês passado, Musk agradeceu publicamente a Salvini depois que o líder da Liga declarou que a Itália deveria escolher a empresa Starlink, de Musk, como fornecedora de sistema de comunicações por satélite.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: