Netanyahu anuncia tomada de novo território em Gaza para 'corredor de segurança'
Militares israelenses estão “tomando o controle” da área localizada entre as cidades de Khan Younis e Rafah, disse o premiê israelense
247 - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta-feira (2) que o Exército israelense está tomando novos territórios no sul da Faixa de Gaza com o objetivo de estabelecer um novo 'corredor de segurança' para Israel.
"Na noite passada, na Faixa de Gaza, mudamos de marcha. As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) estão ocupando território, atacando militantes e destruindo infraestrutura", declarou Netanyahu em um pronunciamento em vídeo.
Segundo ele, os militares israelenses estão “tomando o controle” da área localizada entre as cidades de Khan Younis e Rafah. “Este será o segundo Filadélfia, um Corredor Filadélfia adicional”, afirmou, em referência à faixa de terra ao longo da fronteira entre Gaza e o Egito, que agora está sob controle total das tropas israelenses. As forças também controlam toda a zona tampão entre o enclave e Israel.
Netanyahu afirmou que a ocupação do “segundo Filadélfia” está sendo feita “porque estamos fatiando o enclave”. Segundo o premiê, o Exército israelense está “aumentando gradualmente a pressão, passo a passo”, e alertou que quanto mais o Hamas se recusar a libertar os reféns israelenses, “maior será a pressão — até que cedam”.
Mais cedo nesta quarta-feira, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou uma ampliação significativa da ofensiva militar em Gaza, afirmando que as tropas irão ocupar mais áreas da Faixa a fim de estabelecer zonas tampão.
Israel encerrou um cessar-fogo de dois meses em 18 de março e retomou ataques aéreos e terrestres contra o enclave palestino.
Segundo autoridades de saúde de Gaza, os ataques israelenses renovados já causaram a morte de 1.066 palestinos e deixaram 2.597 feridos. Nas últimas 24 horas, 24 corpos e 55 feridos deram entrada em hospitais do território.
Desde o início da guerra, em outubro de 2023, o número total de mortos em Gaza chegou a 50.423, com 114.638 feridos, de acordo com os mesmos dados. (Com informações da Xinhua).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: