TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Netanyahu ataca o Tribunal Penal Internacional e o Hamas no Dia da Lembrança do Holocausto

      Enquanto a CIJ exige prevenção de genocídio em Gaza, o TPI busca a prisão de Netanyahu

      Benjamin Netanyahu (Foto: Ohad Zwigenberg/Pool via Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (27), Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, para atacar diretamente o sistema de justiça internacional e o movimento militante palestino Hamas.

      Em uma publicação na plataforma X, Netanyahu acusou o Tribunal Penal Internacional (TPI) de promover antissemitismo. Em novembro de 2024, o tribunal emitiu um mandado de prisão contra o premiê israelense, baseado em acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza. Além disso, em janeiro de 2024, a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou que Israel implementasse medidas para prevenir um possível genocídio na região.

      Na mesma postagem, Netanyahu comparou o Hamas aos nazistas, afirmando que os militantes palestinos "são os novos nazistas", intensificando sua retórica em meio ao genocídio em Gaza. 

      "No Dia Internacional em Memória do Holocausto, apelo a todas as nações civilizadas para que enfrentem o antissemitismo onde quer que ele apareça: em campi universitários, nas ruas das cidades ou em fóruns internacionais como o TPI. Fundado na sombra do Holocausto, o TPI se desonrou com ataques antissemitas a Israel. São os novos nazistas, o Hamas, e estamos comprometidos em derrotá-lo de uma vez por todas. O Estado judeu sempre será um porto seguro para os judeus do mundo todo", escreveu Netanyahu. 

      Apesar das críticas do premiê, autoridades israelenses manifestaram preocupação com a possibilidade de o mandado do TPI ser aplicado. Esse temor teria levado Netanyahu a evitar participar das cerimônias realizadas na Polônia em memória da libertação do campo de concentração de Auschwitz.

      Recentemente, Netanyahu também saiu em defesa do bilionário nazista Elon Musk. Durante um evento relacionado à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Musk realizou um gesto "Sieg Heil", saudação associada ao regime nazista de Adolf Hitler.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados