TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Netanyahu passará por cirurgia neste domingo e terá audiência judicial adiada

    Segundo a defesa do primeiro-ministro, a cirurgia requer um período de recuperação, o que impossibilita sua presença em compromissos judiciais

    Benjamin Netanyahu (Foto: Reprodução/The Times of Israel)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de 75 anos, passará por uma cirurgia neste domingo (29) para a remoção da próstata, informa a Folha de S. Paulo. A decisão foi confirmada por seu advogado de defesa, que também solicitou o adiamento das audiências relacionadas às acusações de corrupção que pesam sobre o premiê. Segundo a defesa, a cirurgia requer um período de recuperação, o que impossibilita sua presença em compromissos judiciais.

    De acordo com informações divulgadas pela imprensa israelense, Netanyahu será submetido a um procedimento simples, mas que exigirá anestesia total. A intervenção será realizada no Centro Médico Hadassah Ein Kerem, em Jerusalém, em uma área subterrânea do hospital devido ao risco de ataques de foguetes na região. Recentemente, a cidade tem sido alvo de disparos vindos de Gaza e do Iémen.

    Enquanto Netanyahu estiver em recuperação, o ministro da Justiça, Yariv Levin, assumirá a função de primeiro-ministro interino, enquanto o ministro da Defesa, Israel Katz, poderá convocar o gabinete de segurança, caso haja necessidade de decisões urgentes, conforme informado pelo jornal Times of Israel.

    A Corte Distrital de Jerusalém acatou o pedido da defesa e adiou as audiências de Netanyahu no processo de corrupção até o dia 6 de janeiro. O premiê deveria prestar novo depoimento em relação às acusações de suborno, fraude e quebra de confiança. Em seu primeiro depoimento, dado em 10 de dezembro, Netanyahu declarou que havia esperado oito anos para “dizer a verdade” e argumentou que seria possível conciliar sua liderança durante o conflito e as audiências judiciais. "Estou liderando o país em uma guerra de sete frentes. E acredito que as duas coisas possam ser feitas em paralelo", afirmou.

    O processo no qual Netanyahu é acusado envolve negociações fraudulentas com empresas de mídia e suborno ao magnata Shaul Elovitch, dono de uma grande operadora de telecomunicações. De acordo com as acusações, Netanyahu teria influenciado decisões regulatórias em troca de uma cobertura mais favorável de Elovitch para seu governo. Além disso, o premiê e sua esposa, Sara, são acusados de aceitar mais de US$ 260 mil em presentes, incluindo cigarros, joias e champanhe, como parte de um esquema de favores políticos.

    Netanyahu nega todas as acusações e afirma ser vítima de perseguição política. "A verdadeira ameaça à democracia em Israel não é representada por aqueles que foram eleitos pelo público, mas por alguns entre as autoridades que se recusam a aceitar a escolha dos eleitores", declarou ele em um comunicado.

    Essa será a segunda vez neste ano que o premiê será submetido a uma cirurgia que exige anestesia geral. Em março, Netanyahu passou por um procedimento na coluna, e em 2023, ele colocou um marcapasso. De acordo com um relatório médico divulgado em janeiro, o primeiro-ministro está em bom estado de saúde, com o marcapasso funcionando adequadamente.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados