HOME > Mundo

Nigerinos se levantaram e encerraram presença militar dos EUA no país

A retirada das forças e ativos dos EUA do Níger foi concluída

Manifestantes se reúnem e seguram uma bandeira russa em frente à Assembleia Nacional na capital Niamey, Níger, 27 de julho de 2023 (Foto: REUTERS/Balima Boureima/File Phot)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) – Os Estados Unidos concluíram a retirada total das forças militares e ativos de sua última base no Níger, de acordo com uma declaração conjunta publicada pelo Comando Africano dos EUA nesta segunda-feira (5). 

"O Departamento de Defesa dos EUA e o Ministério da Defesa Nacional da República do Níger anunciam que a retirada das forças e ativos dos EUA da Base Aérea 201 em Agadez está completa", disse a declaração.

A declaração acrescentou que os militares dos EUA e do Níger continuarão a coordenar nas próximas semanas para garantir a retirada completa.

A base aérea, localizada no centro do Níger, era utilizada pelos militares dos EUA para manter uma postura de defesa conjunta contra o Estado Islâmico e a Al Qaeda na região, segundo o comunicado.

No início de julho, os Estados Unidos concluíram a retirada da Base Aérea 101, perto de Niamey, enquanto a maioria das tropas americanas no país, cerca de 500 soldados, estava estacionada na Base Aérea 201.

A retirada das tropas dos EUA foi iniciada em março, após um porta-voz militar nigerino informar que o governo de transição do país, que assumiu o poder em 2023, encerrou imediatamente o acordo militar do país com Washington, citando os interesses do povo nigerino.

Além dos Estados Unidos, as novas autoridades do Níger também começaram a encerrar acordos militares com a França e a Alemanha, resultando na expulsão gradual de contingentes militares estrangeiros do país.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados