HOME > Mundo

Níger revoga licença para empresa francesa desenvolver grande depósito de urânio

A Orano recebeu uma licença para desenvolver o depósito em 2009

General Abdourahmane Tiani (à dir.) (Foto: STRINGER / REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Sputnik - O governo do Níger retirou a permissão da empresa francesa de ciclo de combustível nuclear Orano para desenvolver um dos maiores depósitos de urânio do mundo, Imouraren, localizado no país, disse a empresa na quinta-feira.

A Orano recebeu uma licença para desenvolver o depósito em 2009, mas em 2015 os trabalhos para colocar Imouraren em produção foram suspensos enquanto se aguardam condições de mercado mais favoráveis. As atuais condições de mercado e o crescimento favorável dos preços do urânio permitem reconsiderar a possibilidade de iniciar a produção na jazida, afirmou a empresa. 

A pedido das autoridades nigerinas, a Orano apresentou uma proposta técnica específica para permitir o início dos trabalhos o mais rapidamente possível. No dia 4 de junho, a infraestrutura foi inaugurada para acomodar as equipes de construção e dar continuidade às operações.

A Bloomberg informou na semana passada sobre a possibilidade de a licença ser revogada, citando uma carta do Ministério das Minas do Níger. A carta dizia que o plano de desenvolvimento da mina proposto pela Orano não correspondia às expectativas das autoridades.

"Orano toma nota da decisão das autoridades do Níger de retirar à sua subsidiária Imouraren SA a sua licença para explorar a jazida, apesar da retomada das atividades no local, de acordo com as expectativas que expressaram", afirmou a Orano num comunicado.

A empresa acredita que a decisão de revogar a licença mineira terá um impacto negativo no desenvolvimento econômico e social da região. A Orano disse que continua empenhada em manter a comunicação com as autoridades nigerinas e pode contestar a decisão em tribunais nacionais ou internacionais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados