TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Nobel da paz virá ao Brasil pressionar Lula a apoiar guerra na Ucrânia

    Oleksandra Matviichuk disse que buscará falar sobre os impactos humanos da guerra da Otan contra a Rússia

    Oleksandra Matviichuk (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk visitará nesta semana o Brasil com o objetivo de pressionar, no G20, a população e autoridades brasileiras a apoiar a guerra da Otan contra a Rússia, enquanto Brasília tem mantido a neutralidade no conflito. Ela venceu o prêmio Nobel da paz em 2022. 

    "Não é muito fácil falar sobre política quando não se é político. Eu vou falar sobre pessoas. Vou falar sobre a dimensão humana desta guerra. Como esta guerra é para os civis. Planejo levantar a questão das dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas ilegalmente para a Rússia, onde elas são levadas à força para campos de reeducação e informadas de que não são crianças ucranianas, e sim russas, que os pais as rejeitaram e agora elas serão adotadas por famílias russas, que vão criá-las como russas", disse Matviichuk em entrevista à Folha de São Paulo, publicada nesta quarta-feira (13). 

    Em relação ao caso das crianças citadas pela advogada, o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, Países Baixos, emitiu em março de 2023 um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, e a comissária russa para os direitos das crianças, Maria Lvova-Belova, pela suposta "deportação ilegal" de crianças ucranianas para a Rússia. Moscou afirmou que as vidas dessas crianças estavam em risco, enquanto o porta-voz presidencial Dmitry Peskov declarou que Moscou não reconhece a jurisdição do tribunal.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados