TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lavrov irá liderar a delegação russa na cúpula do G20 no Brasil

    Decisão partiu do próprio presidente Vladimir Putin

    Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fala durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York, EUA, 27 de setembro de 2024 (Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi indicado para chefiar a delegação russa na cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.

    A informação, segundo a agência Tass, foi confirmada pelo embaixador-geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Marat Berdyev, em mensagem pública no Telegram, na qual afirmou que a decisão partiu do próprio presidente Vladimir Putin. "Por instrução do presidente Vladimir Putin, a delegação russa neste evento será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov", disse Berdyev na postagem.

    Putin, que decidiu não participar da cúpula, optou por delegar a Lavrov a liderança das negociações em nome da Rússia, alegando que sua presença poderia "prejudicar o andamento do evento". Em um encontro recente com líderes de mídia do BRICS, Putin reiterou que mantém "boas relações de amizade" com o Brasil e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressando confiança na capacidade de Lavrov para representar os interesses russos de maneira eficaz.

    A decisão de Putin ocorre em um contexto diplomático complexo que envolve um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele, relacionado a alegações de crimes de guerra na Ucrânia, o que impõe desafios à sua participação em eventos internacionais, principalmente em países signatários do Estatuto de Roma, como o Brasil. Esse fator pesou na escolha por enviar Lavrov, assegurando a presença russa no G20 sem comprometer as relações diplomáticas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados