Lavrov irá liderar a delegação russa na cúpula do G20 no Brasil
Decisão partiu do próprio presidente Vladimir Putin
247 - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi indicado para chefiar a delegação russa na cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
A informação, segundo a agência Tass, foi confirmada pelo embaixador-geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Marat Berdyev, em mensagem pública no Telegram, na qual afirmou que a decisão partiu do próprio presidente Vladimir Putin. "Por instrução do presidente Vladimir Putin, a delegação russa neste evento será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov", disse Berdyev na postagem.
Putin, que decidiu não participar da cúpula, optou por delegar a Lavrov a liderança das negociações em nome da Rússia, alegando que sua presença poderia "prejudicar o andamento do evento". Em um encontro recente com líderes de mídia do BRICS, Putin reiterou que mantém "boas relações de amizade" com o Brasil e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressando confiança na capacidade de Lavrov para representar os interesses russos de maneira eficaz.
A decisão de Putin ocorre em um contexto diplomático complexo que envolve um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele, relacionado a alegações de crimes de guerra na Ucrânia, o que impõe desafios à sua participação em eventos internacionais, principalmente em países signatários do Estatuto de Roma, como o Brasil. Esse fator pesou na escolha por enviar Lavrov, assegurando a presença russa no G20 sem comprometer as relações diplomáticas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: