Número de países que desistem da “conferência de paz” na Suíça pode aumentar
Avaliação é de diplomatas da União Europeia
TASS - Alguns países desistiram dos planos de participar na "conferência de paz" sobre a Ucrânia, na Suíça, fazendo com que o número de nações participantes caísse de 93 para 78, de acordo com o serviço ucraniano da Rádio Liberdade (designado na Rússia como agente de meios de comunicação estrangeiros e incluído no registro de organizações indesejáveis).
Diplomatas da União Europeia não identificados dizem que o número de retiradas pode aumentar.
Sergey Nikiforov, porta-voz do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, recusou-se a fornecer o número de países participantes.
"Não gostaríamos de declarar o número final", disse ele à televisão Rada na terça-feira.
A Suíça planeja realizar uma conferência sobre a Ucrânia de 15 a 16 de junho em Burgenstock. O Ministério das Relações Exteriores da Suíça disse anteriormente que Berna convidou mais de 160 delegações para a conferência de Burgenstock, incluindo delegações dos países do G7, G20 e BRICS. Segundo autoridades suíças, a Rússia não foi convidada. O presidente Vladimir Putin disse que a Rússia não insistirá em participar se o país não for desejado na conferência. De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, o evento é um “caminho para lado nenhum”, e a Rússia não vê o desejo do Ocidente de um jogo limpo. Moscou afirmou repetidamente que nunca se recusou a procurar um acordo pacífico com Kiev.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: