TV 247 logo
HOME > Mundo

O Sul Global toma novo impulso e vê esperança com o BRICS, afirma Global Times em editorial

Os países do "Sul Global" marcham juntos em direção à modernização

O BRICS de Kazan apontou que o rumo é o protagonismo do Sul Global (Foto: TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Global Times - Na manhã de quinta-feira (24), horário local, o presidente chinês Xi Jinping compareceu ao diálogo dos líderes do "BRICS Plus" no Centro Internacional de Exposições Kazan Expo e fez um importante discurso intitulado "Combinando a Grande Força do Sul Global para Construir Juntos uma Comunidade com um Futuro Compartilhado para a Humanidade". Em seu discurso, o presidente Xi declarou que devemos defender a paz e lutar pela segurança comum, revigorar o desenvolvimento e lutar pela prosperidade comum, e promover juntos o desenvolvimento de todas as civilizações e lutar pela harmonia entre elas. Esses pontos são personificações concretas das três iniciativas globais da China dentro do mecanismo de cooperação do BRICS. A resposta entusiasmada que eles geraram mostra claramente que os países do "Sul Global" estão vendo impulso e esperança para construir um amanhã melhor por meio do BRICS.

Como o presidente Xi declarou, os países do "Sul Global" marchando juntos em direção à modernização é monumental na história mundial e sem precedentes na civilização humana. O mecanismo de cooperação do BRICS nasceu da onda da ascensão coletiva dos países do "Sul Global", tornando o BRICS a parte mais dinâmica do desenvolvimento econômico global de hoje. Naturalmente, o BRICS carrega a marca do "Sul Global", ressoando e consolidando a visão comum e as principais demandas dos países do "Sul Global" para o futuro. Ou seja, devemos defender a paz e nos opor à guerra e à turbulência, buscar o desenvolvimento e eliminar a pobreza, permanecer abertos e nos opor à exclusão, permanecer engajados na cooperação e nos opor ao confronto, fortalecer a solidariedade e nos opor à divisão, bem como defender a equidade e nos opor ao bullying.

Na Declaração de Kazan emitida na 16ª Cúpula do BRICS, os países do BRICS reiteram o compromisso com a resolução pacífica de disputas por meio da diplomacia, mediação e diálogo inclusivo, bem como apoio ao sistema de comércio multilateral. Eles estão profundamente preocupados com o efeito disruptivo de medidas coercitivas unilaterais ilegais e pedem a reforma das instituições de Bretton Woods, que inclui maior representação de Países de Mercado Emergente e em Desenvolvimento (EMDCs) em posições de liderança, entre outros pontos. Essas séries de consensos alcançados pelos líderes do BRICS são práticas e direcionadas, e o mecanismo de cooperação do BRICS se tornou uma força fundamental na promoção de transformações positivas no sistema de governança global, abordando efetivamente os déficits mundiais em paz, desenvolvimento, segurança e governança.

Em 23 de outubro, quando o Presidente Xi falou sobre como promover o desenvolvimento de alta qualidade da "Grande Cooperação BRICS", ele propôs construir "um BRICS comprometido com a paz", "um BRICS comprometido com a inovação", "um BRICS comprometido com o desenvolvimento verde", "um BRICS comprometido com a justiça" e "um BRICS comprometido com trocas mais próximas entre pessoas", que representam a direção compartilhada dos esforços dos países BRICS. Na verdade, o desenvolvimento do mecanismo BRICS até o momento é resultado de um trabalho prático e constante na direção certa, construindo um novo mundo tijolo por tijolo. Esses "cinco compromissos" são a direção orientadora para promover o desenvolvimento estável e sustentável da "Grande Cooperação BRICS" e servem como os cinco pilares do BRICS, apoiando a comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e representando um futuro melhor no qual os valores comuns de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para toda a humanidade são realizados.

Com um compromisso compartilhado com valores comuns e um modelo de cooperação proativo, a "Grande Cooperação BRICS" está pronta para crescer ainda mais. Desde o lançamento do mecanismo de cooperação do BRICS, uma série de iniciativas significativas foram introduzidas e implementadas, beneficiando genuinamente os países e seus povos. Esses esforços desempenharam um papel crucial na promoção da estabilidade e segurança globais, facilitando a interconexão nas cadeias globais de produção e fornecimento e abordando os riscos da desglobalização. Inúmeras práticas demonstram que a "Grande Cooperação do BRICS" está do lado certo da história e contribuirá para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Por que a cooperação do BRICS possui uma coesão tão forte? Algumas elites políticas ocidentais podem achar difícil entender suas complexidades, mas, enquanto estiverem envolvidas na cooperação do BRICS, entender a questão se tornará muito mais simples. Uma característica distintiva da cooperação do BRICS é seu conforto. Cada país escolhe a maneira como se sente mais confortável para participar, sem se preocupar com ameaças aos seus interesses principais, garantindo que suas demandas e interesses razoáveis ​​possam ser realizados da maneira mais adequada. Além disso, não há declarações obrigatórias; tanto os países grandes quanto os pequenos recebem o mesmo nível de respeito. Isso difere fundamentalmente do unilateralismo e do hegemonismo característicos de alianças militares e políticas passadas lideradas por países ocidentais.

A atual escalada de conflitos geopolíticos trouxe aumento de destruição e incerteza. Países no "Sul Global", incluindo nações BRICS, estão cada vez mais priorizando a melhoria dos meios de subsistência das pessoas e a realização da modernização como tarefas urgentes. É por isso que a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pela China receberam uma resposta cada vez mais entusiasmada da comunidade internacional. Nesse sentido, o sucesso do BRICS também é um sucesso para essas três iniciativas globais. Elas não apenas fornecem maior impulso de desenvolvimento para os países do "Sul Global", mas também servem como uma nota de rodapé vívida para o desenvolvimento e progresso de nossos tempos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados