TV 247 logo
    HOME > Mundo

    ONU alerta para escalada de tensões na Síria

    Segundo o enviado especial da ONU, a integridade territorial do país está em risco

    Geir Pederson (ONU) e Golani (Síria) (Foto: Reuters)

    247 - O enviado especial da ONU para a Síria alerta para tensões em diversas áreas do país, apelando à necessidade de preservar a integridade territorial.

    Em declarações feitas na sexta-feira (27), durante uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na Síria, Geir Otto Pedersen alertou para o aumento dos combates na Síria e sublinhou a necessidade de “restaurar a soberania, a unidade e a integridade territorial da Síria e parar todas as ações violentas.”

    A este respeito, apelou ao cumprimento dos princípios básicos da Resolução 2254 do Conselho de Segurança, aprovada em 2015, que reitera fortemente a soberania, a integridade territorial e a unidade da República Árabe Síria. 

    Pedersen acrescentou que a transição política deve ser realizada pelo próprio povo sírio e deve garantir o estabelecimento de um governo confiável e não sectário, reformas constitucionais, eleições livres e justas e a participação das mulheres.

    Os protestos de minorias religiosas continuam na Síria, embora haja relatos de confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança. 

    O responsável apelou na semana passada a “eleições livres e justas” no país árabe, após cerca de três meses, quando termina o período de transição política. 

    Em declarações aos jornalistas em Damasco, capital síria, Pedersen destacou também a necessidade de oferecer ajuda humanitária urgente ao povo, a reconstrução do país, a sua recuperação econômica e o início de um processo que leve ao fim das sanções. 

    O enviado da ONU especificou que “ainda existem desafios em algumas áreas, e um dos maiores desafios é a situação no nordeste do país”. 

    A situação é atualmente muito tensa na Síria. A minoria alauita e a comunidade cristã foram atacadas. Entretanto, as autoridades reforçaram a segurança em Damasco e nas províncias de Homs, Tartus e Latakia, durante um toque de recolher obrigatório.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados