ONU: ataques com dispositivos no Líbano violaram o direito internacional
Movimento Hezbollah e as autoridades libanesas culparam Israel pelos incidentes
(Sputnik) – Os ataques envolvendo pagers e outros dispositivos eletrônicos no Líbano violaram as leis humanitárias internacionais, afirmou nesta sexta-feira o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk.
“O ataque simultâneo a milhares de indivíduos, sejam civis ou membros de grupos armados, sem saber quem estava de posse dos dispositivos visados, sua localização e arredores no momento do ataque, viola o direito internacional dos direitos humanos e, conforme aplicável, o direito humanitário internacional”, disse Turk ao Conselho de Segurança da ONU.
O Alto Comissário lembrou ainda que o direito humanitário internacional proíbe o uso de dispositivos armadilhas disfarçados em objetos portáteis aparentemente inofensivos, projetados e montados para conter material explosivo.
“É um crime de guerra cometer atos de violência com a intenção de espalhar terror entre os civis”, acrescentou.
Nos dias 17 e 18 de setembro, pagers e walkie-talkies explodiram em várias partes do Líbano. Segundo o Ministério da Saúde do país, 37 pessoas morreram e mais de 3.000 ficaram feridas como resultado das explosões. O movimento Hezbollah e as autoridades libanesas culparam Israel pelos incidentes. As autoridades israelenses não confirmaram nem negaram seu envolvimento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: