TV 247 logo
    HOME > Mundo

    ONU: reconstrução de casas bombardeadas em Gaza pode levar 80 anos

    Quase sete meses de bombardeios israelenses causaram bilhões de dólares em danos

    Homem lamenta enquanto palestinos buscam por vítimas após ataque de Israel no campo de refugiados de Jabalia, em Gaza (Foto: Mohammed Al-Masri / Reuters)

    247 - A reconstrução de casas na Faixa de Gaza pode se arrastar até o próximo século se o ritmo dos bombardeios israelenses continuar, de acordo com um relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira (2). 

    Segundo a agência Reuters, quase sete meses de bombardeios israelenses causaram bilhões de dólares em danos, deixando muitos dos prédios altos de concreto da faixa lotada reduzidos a ruínas, com uma autoridade da ONU referindo-se a uma "paisagem lunar" de destruição.

    De acordo com a avaliação, divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Gaza precisa de "aproximadamente 80 anos para restaurar todas as unidades habitacionais totalmente destruídas".

    No entanto, em um cenário de melhor caso, no qual os materiais de construção são entregues cinco vezes mais rápido do que na última crise, em 2021, isso poderia ser feito até 2040, segundo o relatório.

    A avaliação do PNUD faz uma série de projeções sobre o impacto socioeconômico da guerra com base na duração do conflito atual, projetando décadas de sofrimento contínuo.

    "Níveis sem precedentes de perdas humanas, destruição de capital e aumento acentuado da pobreza em um período tão curto de tempo precipitarão uma grave crise de desenvolvimento que comprometerá o futuro das próximas gerações", disse o administrador do PNUD, Achim Steiner, em um comunicado.

    Em um cenário em que a guerra dura nove meses, a pobreza deve aumentar de 38,8% da população de Gaza no final de 2023 para 60,7%, arrastando uma grande parte da classe média para abaixo da linha da pobreza, segundo o relatório.

    Em 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um ataque massivo com foguetes contra Israel e violou a fronteira, atacando bairros civis e bases militares. Cerca de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e outras 240 foram sequestradas durante o ataque. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Até agora, mais de 34.400 pessoas foram mortas pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais. (Com informações de agências internacionais). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados