OTAN vê Rússia como maior ameaça de segurança à aliança, diz declaração final
OTAN emitiu Declaração da Cúpula de Washington
247 - A OTAN apoia plenamente o caminho "irreversível" da Ucrânia para a integração euro-atlântica completa e a adesão à OTAN, disse a aliança em uma declaração conjunta nesta quarta-feira (10), segundo informações da agência Sputnik.
"Acolhemos com satisfação o progresso concreto que a Ucrânia fez desde a Cúpula de Vilnius em suas reformas democráticas, econômicas e de segurança necessárias. À medida que a Ucrânia continua esse trabalho vital, continuaremos a apoiá-la em seu caminho irreversível para a integração euro-atlântica completa, incluindo a adesão à OTAN", disse a OTAN na declaração da cúpula em Washington.
A OTAN acrescentou que estará em posição de estender um convite à Ucrânia para ingressar na aliança somente quando todos os membros concordarem e Kiev tiver cumprido todas as condições necessárias.
A mídia informou anteriormente que o uso de "irreversível" na declaração conjunta da OTAN é apenas simbólico, após os Estados Unidos levantarem preocupações de que a Ucrânia deve resolver questões de corrupção antes de receber quaisquer garantias sobre a adesão à aliança.
A OTAN também disse na Declaração da Cúpula de Washington que a Rússia continua a ser a "ameaça mais significativa" para a segurança da aliança. "A Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta para a segurança dos Aliados", dizia a declaração.
A aliança ainda instou todos os países a não fornecerem qualquer assistência à Rússia. "Instamos todos os países a não fornecerem qualquer tipo de assistência à agressão da Rússia. Condenamos todos aqueles que estão facilitando e, assim, prolongando a guerra da Rússia na Ucrânia", dizia o documento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: