TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Zelensky diz que eleição presidencial dos EUA ofusca cúpula da Otan em Washington

    Presidente da Ucrânia acrescentou que é hora dos EUA tomarem decisões mais fortes relacionadas à segurança da Ucrânia

    Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky 09/06/2024 (Foto: REUTERS/Kevin Mohatt)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, falando à margem da cúpula da Otan em Washington, disse que a próxima eleição presidencial nos Estados Unidos está ofuscando o evento anual da aliança.

    "Mesmo assim, a Cúpula de Aniversário da Otan, que deveria se tornar um evento importante, realmente não parece forte na mídia em contraste com o que é esperado de novembro", disse Zelensky nesta terça-feira (10), acrescentando que parece que as pessoas "nem percebem" que a Otan se expandiu com a adesão de dois novos países ao mesmo tempo.

    "Este é um evento histórico, mas está nas sombras de outra história", disse ele.

    Zelensky acrescentou que é hora dos EUA tomarem decisões mais fortes relacionadas à segurança da Ucrânia imediatamente, em vez de esperar pelos resultados da eleição presidencial dos EUA, marcada para 5 de novembro.

    Todo o mundo, incluindo o presidente russo Vladimir Putin, está esperando para ver quem vencerá a eleição presidencial dos EUA, acrescentou.

    Em suas declarações, Zelensky também pediu aos EUA que permitam à Ucrânia realizar ataques mais profundos dentro da Rússia usando armas fornecidas pelos EUA.

    Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que os EUA e vários parceiros europeus forneceriam à Ucrânia dezenas de novos sistemas de defesa aérea, incluindo novas baterias Patriot, nos próximos meses.

    A cúpula da Otan começou em Washington na terça-feira e continuará até 11 de julho.

    O Kremlin tem alertado consistentemente contra a continuação das entregas de armas a Kiev desde o início da operação militar da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022, dizendo que levaria a uma escalada adicional do conflito. Em abril de 2022, a Rússia enviou uma nota diplomática a todos os países da Otan sobre a questão do fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para ataques russos.

    A Suécia e a Finlândia apresentaram simultaneamente pedidos para aderir à Otan em maio de 2022. A Finlândia se tornou o 31º membro da aliança em 4 de abril de 2023. A Suécia se tornou oficialmente o 32º estado membro da Otan em 7 de março.

    A eleição presidencial dos EUA está marcada para 5 de novembro. Os principais candidatos esperados na cédula são Biden e o ex-presidente dos EUA Donald Trump, que ganharam votos suficientes de delegados para serem os presumíveis indicados de seus respectivos partidos, Democrata e Republicano. Trump e Biden devem ter outro debate presidencial em 10 de setembro.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados