Palestina será convidada a participar da cúpula do Brics na Rússia
"Tudo será relevante, considerando o fato de que os países membros do Brics são todos amigos da Palestina", disse Mahmoud Abbas.
TASS - A Palestina deve feceber um convite para participar da cúpula do BRICS na Rússia neste outono no formato de "divulgação", disse o líder palestino Mahmoud Abbas na terça-feira (13) após encontro com o presidente russo Vladimir Putin.
O líder palestino Abbas chegou à capital russa, Moscou, para uma visita oficial na segbinda-feira (12).
"Discutimos nossa visão sobre o possível desenvolvimento de eventos no futuro próximo e o que isso poderia levar em tempos tão complicados", disse Abbas em uma entrevista ao primeiro vice-diretor geral da TASS, Mikhail Gusman, após as conversas com Putin.
"Nós ambém discutimos relações bilaterais, porque desfrutamos de um relacionamento estratégico de longa data com a Rússia", continuou o líder palestino. "É por isso que discutimos laços bilaterais entre a Rússia e a Palestina, as relações que sempre apoiamos solidamente tanto durante as reuniões pessoais quanto no nível de conversas telefônicas. Discutimos perspectivas para seu desenvolvimento futuro."
"Também discutimos o Brics. Chegamos a um acordo verbal de que a Palestina seria convidada [a participar deste fórum] no formato de 'divulgação'", afirmou Abbas.
De acordo com o líder palestino, "um formato específico de reunião poderia ser organizado e seria dedicado exclusivamente à Palestina, para que todos os países expressassem suas opiniões sobre os desenvolvimentos que estão ocorrendo nesta área".
"Tudo será tão relevante quanto possível, considerando o fato de que os países [membros] desta associação [Brics] são todos amigos da Palestina", disse Abbas.
A Rússia assumiu a presidência de um ano do Brice em 1º de janeiro de 2024. A presidência russa conta com mais de 250 eventos diferentes, sendo a cúpula do Brics em Kazan em outubro de 2024 o evento central.
Desde sua criação em 2006, o Brics passou por duas fases de expansão. Em 2011, a África do Sul se juntou ao grupo original, que incluía Brasil, Rússia, Índia e China. Em 1º de janeiro de 2024, cinco novos membros entraram oficialmente no Brics, a saber, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
O líder palestino também enfatizou que conseguiu discutir com o presidente russo, Putin, "todas as questões que preocupavam ambas as partes".
"Nossa reunião durou quase duas horas e você pode imaginar que não houve questões proibidas entre nós, pois discutimos todas as questões relativas a ambas as partes", acrescentou Abbas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: