TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Papa Francisco teve 'noite tranquila', mas quadro respiratório ainda inspira cuidados, diz Vaticano

    Pontífice, internado há duas semanas no hospital Gemelli, em Roma, sofreu uma crise isolada de broncoespasmo na sexta-feira (26)

    Papa Francisco (Foto: Vatican Media/via Reuters)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O Vaticano informou na manhã deste sábado (27) que o Papa Francisco teve uma "noite tranquila" e segue em repouso. O Pontífice, internado há duas semanas no hospital Gemelli, em Roma, sofreu uma crise isolada de broncoespasmo na sexta-feira (26), resultando em um episódio de vômito com inalação, o que agravou repentinamente seu quadro respiratório. A piora afastou as esperanças de uma recuperação rápida.

    Segundo o jornal O Globo, apesar do episódio, o boletim médico informou que o Santo Padre foi prontamente submetido à broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, apresentando "boa resposta nas trocas gasosas". O documento destaca ainda que Francisco permaneceu "vigilante e orientado, colaborando com todas as manobras terapêuticas". No entanto, não há previsão de alta.

    Durante a manhã desta sexta-feira, o Papa alternou entre fisioterapia respiratória e oração na capela, onde recebeu a Eucaristia. Uma fonte do Vaticano citada pela Agence France-Presse (AFP), disse que os médicos precisarão de "24 a 48 horas para avaliar o impacto dessa crise". A mesma fonte afirmou que o primeiro papa "está de bom humor".

    Mais cedo, outra fonte ligada ao Vaticano informou que o Papa não está mais em estado crítico, mas que seu prognóstico continua reservado. O termo costuma ser empregado em situações mais graves, mas também pode ser usado quando os médicos ainda não conseguem determinar com precisão a evolução da condição do paciente.

    “O estado continua complexo. Ele não está mais em estado crítico (...), mas o prognóstico continua reservado”,  disse a fonte.

    Francisco, de 88 anos, foi internado na clínica Gemelli no dia 14 de fevereiro devido a um quadro de bronquite, que evoluiu para uma pneumonia dupla. A preocupação com sua saúde aumentou no último fim de semana, quando o Pontífice sofreu um forte ataque de asma e precisou passar por uma transfusão de sangue.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados