Paulo Gala explica como a família Trump usou subsídios governamentais para erguer seu império
O pai de Donald Trump capitalizou esses incentivos ao longo das décadas de 1940 e 1950 para expandir os investimentos imobiliários da família
247 – O economista Paulo Gala explicou em um post publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (17) como a família do ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à reeleição, Donald Trump, construiu um império imobiliário. Segundo Gala, o crescimento dos negócios da família Trump foi impulsionado pelos subsídios federais disponibilizados pela Lei Nacional de Habitação de 1934, promulgada durante a Grande Depressão nos EUA.
A legislação mencionada por Gala criou a Federal Housing Administration (FHA), que tinha como objetivo estimular a construção e aquisição de residências ao garantir empréstimos hipotecários e estabelecer padrões de construção e segurança.
Fred Trump, pai de Donald Trump, capitalizou esses incentivos ao longo das décadas de 1940 e 1950 para expandir os investimentos imobiliários da família, construindo milhares de unidades habitacionais em Nova York. Este período foi marcado pela alta demanda por moradias, especialmente entre veteranos e suas famílias após a Segunda Guerra Mundial.
"Os subsídios federais eram fundamentais para esse crescimento, pois garantiam empréstimos e facilitavam o acesso ao financiamento, o que era crucial durante e após a Segunda Guerra Mundial", escreveu.
De acordo com Gala, Donald Trump herdou o negócio imobiliário do pai na década de 1970 e começou a focar em empreendimentos imobiliários de alto perfil. “Embora o foco de Donald tenha sido mais em empreendimentos de grande escala e de alto risco, a base do capital e dos negócios que ele utilizou para essa expansão foi amplamente construída sobre os sucessos de seu pai, que foram, por sua vez, apoiados por subsídios e programas federais”, resume o economista.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: