Presidente do Panamá condena ameaça de Trump de retomar controle do Canal
Em postagem no Truth Social, Trump insinuou que poderia exigir a entrega do território caso a administração dele não fosse considerada “aceitável”
247 – O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, condenou neste domingo (22) as ameaças do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de retomar o controle do Canal do Panamá.
"O canal não tem controle direto ou indireto nem da China, nem da Comunidade Europeia, nem dos Estados Unidos ou de qualquer potência. Como panamenho, repudio energicamente qualquer manifestação que distorça esta realidade", afirmou em um vídeo publicado no X.
A declaração foi uma resposta às afirmações de Trump, feitas no sábado (21) na plataforma Truth Social. Em postagem, Trump criticou as taxas cobradas pelo Panamá para uso do Canal e insinuou que poderia exigir a entrega do território caso a administração dele não fosse considerada “aceitável”.
"As taxas cobradas pelo Panamá são ridículas, especialmente considerando a extraordinária generosidade que os EUA têm demonstrado ao Panamá", escreveu Trump em publicação. "Não foi dado para o benefício de outros, mas meramente como um símbolo de cooperação conosco e com o Panamá. Se os princípios, tanto morais quanto legais, deste gesto magnânimo de doação não forem seguidos, então exigiremos que o Canal do Panamá seja devolvido a nós, integralmente, e sem questionamentos."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: