Primeira mulher negra da Câmara britânica diz ter sido afastada das eleições pelo próprio partido
A política faz parte da ala à esquerda do Partido Trabalhista
247 - Primeira mulher negra a ser eleita para a Câmara dos Comuns, Diane Abbott afirmou nesta quarta-feira (29) que foi afastada da lista das eleições de julho pelo Partido Trabalhista britânico, informa o Uol. A política havia sido suspensa pela legenda após publicar uma carta em um jornal sugerindo que os judeus, os irlandeses e os nômades são "sem dúvidas vítimas de preconceitos", mas "não sofreram racismo em suas vidas", diferentemente dos negros.
Abbott pediu desculpas e disse ter sido readmitida nas fileiras do partido nesta semana, mas sem a possibilidade de concorrer às eleições do dia 4 de julho. Ela faz parte da ala à esquerda do partido e é próxima do ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn. O atual líder da sigla, Keir Starmer vem tentando reposicionar o partido mais ao centro e se esforçou para se mostrar intolerante ao antissemitismo após acusações apontarem que Corbyn supostamente permitiu que esse preconceito se expandisse entre os partidários.
Keir Starmer é o grande favorito para vencer as eleições e se tornar primeiro-ministro após 14 anos de governo do Partido Conservador. Já Jeremy Corbyn concorrerá como independente após ser expulso do Partido Trabalhista.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: