Primeiro-ministro libanês acredita que cessar-fogo entre Israel e Hezbollah é possível
A administração interina de Mikati inclui ministros escolhidos pelo Hezbollah, amplamente visto como a força política mais poderosa do país
Reuters - O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, expressou esperança de que um cessar-fogo possa ser alcançado em breve para encerrar os conflitos entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, que abalaram seu país e levantaram temores de uma invasão terrestre.
Os Estados Unidos, a França e vários aliados pediram um cessar-fogo imediato de 21 dias na fronteira entre Israel e Líbano, ao mesmo tempo em que expressaram apoio a um cessar-fogo em Gaza após intensas discussões nas Nações Unidas na quarta-feira (25).
Mikati acolheu com satisfação o pedido de trégua, mas disse que a chave para sua implementação é que Israel, que vem movendo tropas para mais perto do Líbano, esteja comprometido em aplicar as resoluções internacionais.
Questionado se um cessar-fogo poderia ser garantido em breve, Mikati disse à Reuters: "Espero que sim".
A administração interina de Mikati inclui ministros escolhidos pelo Hezbollah, amplamente visto como a força política mais poderosa do país.
O cessar-fogo se aplicaria à "Linha Azul" Israel-Líbano, a linha de demarcação entre o Líbano e Israel, e permitiria que as partes negociassem uma possível resolução diplomática do conflito, disse um alto funcionário do governo Biden.
A coordenadora especial da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert, saudou na quinta-feira o apelo por um cessar-fogo imediato de 21 dias para dar espaço para que a diplomacia tenha sucesso.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: