HOME > Mundo

Promotor de Paris abre investigação sobre financiamento de campanha de Le Pen em 2022

Inquérito apura suspeitas de financiamento ilegal, apropriação ilegítima de bens por pessoas em cargos públicos, fraude e falsificação de documentos

Marine Le Pen (Foto: Reuters/Sarah Meyssonnier)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A promotoria de Paris abriu uma investigação preliminar contra Marine Le Pen, líder do partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), por suspeitas de financiamento ilegal durante a sua campanha para as eleições presidenciais francesas de 2022. A investigação foi iniciada após um relatório da Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamento Político (CNCCFP) ter sido enviado ao Ministério Público de Paris, de acordo com a imprensa francesa, destaca o Euronews.

No dia 2 de julho, foi instaurado um inquérito judicial que apura suspeitas de financiamento ilegal, apropriação ilegítima de bens por pessoas em cargos públicos, fraude e falsificação de documentos. A CNCCFP, responsável por assegurar a regularidade das despesas dos candidatos, que são limitadas e parcialmente reembolsadas pelo Estado, enviou um relatório ao Ministério Público de Paris em 2023. O Ministério Público informou que a investigação está "sob a direção de um magistrado".

Em dezembro de 2022, a CNCCFP rejeitou despesas relacionadas com o aluguel de 12 veículos para a campanha de Le Pen, avaliadas em 316 mil euros, considerando que este tipo de despesa era irregular.

Marine Le Pen, que foi derrotada por Emmanuel Macron no segundo turno das eleições, investiu quase 11,5 milhões de euros na sua campanha presidencial de 2022. Em 2017, 873 mil euros das suas despesas foram reembolsadas pela Comissão.

Além disso, Le Pen deve ser julgada a partir de 30 de setembro por desvio de fundos europeus, relacionado com a remuneração de assessores dos deputados europeus entre 2004 e 2016.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados