Putin se mostra disposto a negociar cessar-fogo na Ucrânia
Condição do presidente russo é o reconhecimento das atuais fronteiras
Reuters – O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para interromper a guerra na Ucrânia com um cessar-fogo negociado que reconheça as atuais fronteiras, segundo quatro fontes russas relataram à Reuters. Putin estaria disposto a continuar a luta caso Kiev e o Ocidente não respondam.
Três dessas fontes, familiarizadas com discussões no entorno de Putin, disseram que o líder russo expressou frustração a um pequeno grupo de assessores sobre o que considera tentativas apoiadas pelo Ocidente para impedir negociações e a decisão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de descartar conversas. As fontes, que falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto, revelaram que Putin poderia lutar "o tempo que for necessário", mas também estaria pronto para um cessar-fogo.
Em uma coletiva de imprensa na Bielorrússia, Putin afirmou que as negociações de paz deveriam ser retomadas "com base nas realidades no terreno". Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Putin está tentando sabotar uma cúpula de paz ucraniana planejada para junho na Suíça, enquanto o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, afirmou que Putin deseja que as democracias ocidentais aceitem a derrota.
A guerra, que é o maior conflito terrestre da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, já causou dezenas de milhares de mortes de ambos os lados e levou a duras sanções econômicas contra a Rússia. A perspectiva de um cessar-fogo ou de conversas de paz parece remota, com Zelenskiy reiterando que a paz nos termos de Putin é inaceitável, e a Rússia não demonstrando interesse significativo em terminar a guerra, segundo declarações de um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: